Novidades

Vestibular 2013 (Matéria do jornal Diário de São Paulo - 02/09/2012)

18/09/2012 08:24

Começou a maratona do vestibular

Medicina é o curso mais concorrido, com 52,9 candidatos por vaga. Enem terá participação recordeJUCA GUIMARÃES 
juca.guimaraes@diariosp.com.br

As universidades mais importantes do país já estão recebendo inscrições para o processo seletivo das turmas de 2013. Medicina, publicidade e farmácia estão entre os cursos mais concorridos. Odontologia teve queda na concorrência nos últimos anos. A opção por arquitetura e relações internacionais subiu. 

Agora é a hora de os candidatos  colocarem à prova os conhecimentos adquiridos durante o ensino médio. Para se sair bem na maratona de exames e redações, o aluno deve planejar bem o seu tempo de estudo, de descanso e de revisão das matérias.

O DIÁRIO  foi atrás de um especialista em vestibular para conseguir as dicas de ouro, que podem garantir o sucesso na prova.

O universitário Raif Simão, 18 anos, foi o primeiro colocado no vestibular para medicina na Unicamp deste ano, que tinha uma concorrência de 80 candidatos por vaga. Na USP, ele ficou em 25 lugar.

“Não esperava passar em primeiro lugar. Acho que ninguém espera, mas eu sabia que estava bem preparado. Abdiquei de muitas coisas para me concentrar nos estudos”, disse o estudante, que optou pelo curso na USP. “É importante ter uma rotina de estudos. Depois do cursinho, eu voltava para casa, almoçava, descansava um pouco, via televisão ou internet  e  depois estudava até quando aguentava."

Normalmente, a jornada extra de estudos ia das 14h às 22h30. 
Enem/ Nos dias 3 e 4 de novembro acontece uma prova muito importante para os estudantes que enfrentam a maratona do vestibular: o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), cuja pontuação é usada como critério seletivo para cerca de 40 universidades no país, por exemplo a Universidade Federal de São Carlos.

Neste ano, cerca de seis milhões de estudantes fizeram a inscrição para o exame. Serão 180 questões e uma redação. O gabarito sai no dia 7 de novembro e a classificação está prevista para o dia 28 de dezembro.

“O modelo de questões como o  Enem está ganhando espaço em vários vestibulares”, disse  Vera Lúcia Antunes, coordenadora do Objetivo.

Cursinhos têm bolsas e preços populares

Os cursinhos pré-vestibulares são uma boa opção de reforço para os candidatos que sonham entrar em um curso concorrido de uma faculdade conceituada.

“O exame  vestibular não é um bicho-papão. O aluno dedicado, com garra e caprichoso com os estudo tem grande chance de sucesso”, disse  Vera Lúcia Antunes,  coordenadora do cursinho Objetivo, criado em 1965.

Para o vestibular 2013, alguns cursinhos vão abrir turmas de intensivão ou de revisão nas próximas semanas. Há também turmas específicas de preparação do Enem, um reforço do currículo do ensino médio com duração média de 50 dias.

Para aumentar as chances de entrar em uma boa faculdade, o ideal é encarar os cursinhos extensivos  ou semiextensivos , com duração de 12 meses e 6 meses, respectivamente.

Em quase todos o aluno pode participar de exames de bolsas, que dão desconto de até  100% na mensalidade. Outra opção são os cursinhos populares ou comunitários, com mensalidades mais baixas e alto padrão de ensino, como o Educafro, o Henfil e o Acepusp.

“O nosso critério de escolha dos alunos leva em conta, principalmente, o nível de exclusão social. Quanto maior a necessidade dele, maior é a chance de conseguir a vaga”, disse frei David Raimundo dos Santos, diretor executivo do Educafro, onde a mensalidade custa  R$ 31 (5% do salário mínimo) e o aluno pode entrar em qualquer mês do ano.

Conhecer a faculdade ajuda a escolher o curso certo
Visitar a faculdade e verificar as informações sobre o curso no site da instituição podem ajudar na escolha dos candidatos indecisos.  “A convicção sobre o curso é um ótimo incentivo para o aluno ir bem na prova do vestibular”, disse Vera Lucia Antunes, coordenadora do Objetivo, criado em 1965. No cursinho, os alunos têm o auxílio de pedagogos para escolher a carreira.

Apostila funciona como caderno e melhora rendimento 
No Anglo, a apostila é um misto de resumo de aula, atividades de aula e um caderno de anotações. Na apostila/caderno há ainda as indicações, aula a aula, do que estudar e dos exercícios que devem fazer. “O aluno aproveita melhor o conteúdo e o rendimento do estudo melhora”, disse Luis Ricardo Arruda de Andrade, coodenador-geral do cursinho que existe desde 1972.

 

Fonte: Diário de São Paulo - Caderno Dia a Dia - 02 de setembro de 2012